Voltar

Receita – Pão de Hambúrguer

Já publicamos aqui inúmeras receitas de hambúrguer, de maionese, de mostarda, relish de pepino e outras variadas coisas, mas o que ainda não tínhamos publicado é receita de pão de hambúrguer! Pois ai vai, dica do nosso leitor Gianpaulo Fogagnoli que viu a receita no blog Cozinhando Ideias, fez, tirou as fotos e mandou pra gente, olha que sensacional!

Pão pronto! Foto enviada pelo nosso leitor, Gian
Pão pronto! Foto enviada pelo nosso leitor, Gian

Ingredientes (rende 6 pães):
► 3 xícaras de farinha (aproximadamente, quanto mais calor e umidade no dia, mais absorvente vai ficar a farinha)
► 1 tablete de fermento biológico
► 1/2 xícara de água morna
► 1/2 xícara de leite integral aquecido
► 1/2 colher de sopa (generosa) de manteiga
► 1/2 colher de sopa (também generosa) de margarina
► 2 colheres de sopa cheias de açúcar
► 2 colheres de chá de sal
► 1 ovo (dependendo do tamanho, você pode precisar de mais ou menos farinha na receita, então fique atento)
► Maionese o quanto baste
► Um pouco mais de farinha para polvilhar a bancada e a forma onde os pães irão assar.

Fazendo os Pães:
Em uma vasilha grande, misture a água morna com o fermento biológico para dissolvê-lo. Em um pote separado ou caneca, misture a manteiga e a margarina no leite para que derretam. Se precisar aquecer um pouco mais, faça-o, e deixe esfriar um pouco antes de misturar aos outros ingredientes. Coloque o açúcar na mistura de água e fermento, mexa e acrescente o ovo. Se ainda não colocou o leite misturado, acrescente agora que está morno e não vai cozinhar o ovo nem prejudicar o fermento. Agregue bem.

Foto do blog Cozinhando Ideias
Foto do blog Cozinhando Ideias

Comece a colocar a farinha. Não ponha tudo de uma vez; você pode colocar as duas primeiras xícaras para começar a misturar. Nesse ponto já pode colocar o sal. Vá misturando com uma colher até que comece a dar liga, acrescentando farinha conforme a massa for pedindo. Quando já estiver mais consistente, é hora de por as mãos na massa. Passe a massa para uma superfície enfarinhada e comece a trabalhá-la. Vá esticando-a e dobrando-a sobre si mesma para que fique bem sovada.

Faça issso por pelo menos 5 minutos, e é garantido que você terá pãezinhos extremamente macios, fofinhos mesmo! O segredo aqui é deixar a massa molenguinha, não usar toda a farinha, a menos que esteja muuuuito úmido e a massa fique extremamente grudenta. Vá enfarinhando de leve a superfície de trabalho e trabalhando a massa, até que ela esteja mais firme, porém ainda grudando de leve nas mãos. Não se assuste que ela não desandou não; é para ficar assim mesmo!

Vamos lá, agora é a hora de colocar a massa na vasilha que você usou para misturar, com um pouco de farinha polvilhada no fundo, cobrir com um pano limpo, e esperar 1 hora para que ela descanse e dobre de tamanho. Deixe num lugar sem corrente de vento, ou dentro do forno desligado, é claro. Depois de 1 hora, volte lá na sua cozinha, pegue a massa e divida-a em 6 ou 7 pedaços (seis foi um bom número, porque o tamanho ficou perfeito depois).

Boleie para que formem pães, que ainda vão crescer mais. Deixe-os cobertos com o pano, na forma onde vão assar, enfarinhada se não for antiaderente.  Os pãezinhos vão descansar ainda mais uma vez, só que agora por 20 minutos a meia hora.

Pré-aqueça o forno em temperatura máxima por uns 10 minutos. Depois do último descanso, é hora de pincelar a superfície dos pães com maionese. Aháááá! Esse é o segredo pra que fiquem com o tom dourado que dá pra ver na foto! Pincele normalmente, sem muito exagero nem muita “miguelança”. Eles vão assar em forno médio-alto por aproximadamente 15-20 minutos. Cada um conhece o seu fogão, então fique de olho.

Pão com as pinceladas de maionese - foto do blog Cozinhando Ideias
Pão com as pinceladas de maionese – foto do blog Cozinhando Ideias

Deixe esfriar um pouco antes de cortar, assim você garante um corte bacana para um hambúrguer perfeito!
Bom apetite! 🙂

Agora, dá uma olhada só no hambúrguer que o Gian preparou, arrebatador!

02

Obrigado ao Gian e ao blog Cozinhando Ideias por ter nos esclarecido um dos pontos mais importante de um hambúrguer: o pão!

Para compartilhar suas dicas, visitas em hamburguerias, receitas e experiências hamburguísticas em geral, é só mandar as fotos, vídeos, textos ou o conteúdo que tiver em mãos para contato@ohamburguerperfeito.com.br

Fabrício Schibuola

Fundador do blog Hambúrguer Perfeito, filho do Nelson e da Lília e irmão do Felipe. Publicitário, designer, "marketeiro", corintiano, paulistano com um pé no interior, da música e da cerveja.

35 comentários

  • Ed disse:

    Eu fiz e ficou legal, obrigado HP!

    • Deise Anastácio disse:

      Oi gente!
      Estou fazendo o pão para o hambúrguer perfito…rs
      Sempre faço meus hambúrgueres com as dicas dos blends que encontrei aqui, mas essa receita de pão é a primeira vez que faço.
      Gostaria de saber, se vocês já congelaram o pão, se sim, se ficou legal, pois minha intenção é fazer mini hambúrguer para o meu aniversário no sábado 24/01, e queria deixá-los prontos sem correr o risco de deixar fora e eles ressecarem.
      Obrigada desde já pela atenção!
      Até!

    • Juliana disse:

      Adorei a receita! Parabéns!!!! Alguém tem ideia de qto pesa cada pão? Eu quero fazer mini-hambúrguer, e estou perdida!Podem ajudar? Obrigada!

    • jota a disse:

      Palhaço vê se consegues escrever sem erros a lingua portuguesa é so uma a de camões.

  • Amanda disse:

    Como posso guardar?

  • MAIQUEL disse:

    Olá, só não entendi a hora que entra a maionese na receita. Poderia me explicar?

  • Renato disse:

    Qual a validade deste pão?

  • Jairo Lins disse:

    Esta foi minha primeira tentativa de fazer pão. Acho que coloquei o forno forte demais pois logo o pão ficou dourado mas quase queimou o fundo que ficou duro. Será que foi isso mesmo? Tenho que colocar em forno mais baixo?

    • Caio disse:

      Todo tipo de massa que eu quero que o fundo fique na mesma consistência da parte de cima, eu asso em banho maria. Fica branquinho e macio. Normalmente, só na pizza que eu não faço isso pois desejo a crocância.

  • Walace Souza disse:

    qual é o prazo de validade???
    E pode usar gergelim???

  • Joao disse:

    Fiz o pão seguindo a receita! Ficou ótimo!!!!!! Sem erro!

  • Tiago disse:

    Por mais que façamos em casa sempre vai parecer aqueles pães… caseiros, sempre.
    É bem gratificante comer o hamburguer feito com o nosso pão, mas infelizmente não é igual aos industrializados, a maciez e o peso (extremamente leve) só se consegue com aditivos e estrutura para tal.

  • Mario Souza disse:

    Fiz a receita, sendo que na primeira tentativa amassei a mistura com as mãos, como indicado nas instruções, porém não achei a consistência desejada.
    Fiz novamente, porém fazendo as duas misturas iniciais no liqüidificador (por ultimo o fermento com a água morna).
    Na máquina de fazer pão, adicionei a 2 xícaras de farinha e bati utilizando o programa 8 (massa), adicionando aos poucos a ultima xícara de farinha, até conseguir a consistência indicada e o massa ficou perfeita.
    O pão ficou macio, saboroso e com a cor indicada (não esquecer de pincelar a massa com maionese!).
    Congelei em saquinhos individuais e para descongelar coloquei no forno. Com a própria umidade do congelamento, o pão não fica desidratado no descongelamento.
    Estou agora testando as receitas do hambúrguer caseiro.

  • joao carlos disse:

    quantos grama de fermento pois aqui na minha regiao nao tem este tal de tablete de fermento

    • Jessika Almeida disse:

      Eu fiz tudo exatamente como mandou na receita. Porém o pão está nesse momento no “segundo descanso ” depois de sovar ele duas vezes com descansos alternados de 1 hr e depois de 20 minutos separadamente, e ele não cresceu até agora… Além disso a massa ficou meio molenga demais, mesmo adicionando mais farinha, gostaria de saber o que pode ter dado errado. Obrigada

      • Evylin Koligoski disse:

        Oi Jessika, a temperatura e a umidade do dia influencia no pão, até os ingredientes. SE ficou mole bote mais farinha, só não pode se tornar uma massa muito dura, porque se ficar dura pra sovar, significa que você colocou muita farinha. Outra coisa, se o pão não cresceu possivelmente você matou o fermento e isso acontece quando o leite ou água está quente. Ele precisa estar morninho, que de pra você colocar o dedo e conseguir ficar com ele lá sem queimar seu dedo. Pra ajudar a crescer melhor você pode aquecer o forno e desligar e colocar o pão dentro, é como se você criasse uma estufa pro seu pão crescer bem lindo. =) Espero ter ajudado.

        • Adilson disse:

          Parabéns pelo seu comentário delicado e explicativo. Fico tão feliz quando vejo pessoas gentis na internet. Porque tem tanta agressão pra todo lado que as vezes até desanima. Be happy!

        • Jennifer disse:

          Obrigado pela explicação

  • Bruno Lemos disse:

    Eu poderia usar a batedeira para sovar a massa ?

  • VP Burguer disse:

    Vocês já ouviram falar de gramas, quilogramas, litros, mililitros etc… ?
    Essas coisas de “xicaras”, “colher”, “pitadas” afffff… para replicar receita em!

    contudo, obrigado por compartilhar.

    • Lucas disse:

      VP Burguer, as medidas de ”colher”, ”xícara” e etc, apesar de parecerem um pouco vagas, são medidas fixas, aqueles MEDIDORES de xícaras e colheres tem tamanhos padrões usados internacionalmente. 1 xícara = 240ml, 1 colher de sopa = 15ml e 1 colher de chá = 5ml (os valores em gramas variam muito de ingrediente para ingrediente). Aquelas xícaras de chá que usamos em casa não devem ser usadas para essas medidas pois não seguem um tamanho padrão. Porém, fica uma dica que sempre uso quando não tenho balança e medidores por perto, tem vários conversores de medidas culinárias na internet e até aplicativos, onde você escolhe o ingrediente e seleciona as medidas de conversão. Dá pra converter de colheres e xícaras para gramas, mililitros, e vice-versa. O melhor conversor é que tem no site do GNT. Abraços.

  • Lucas disse:

    Eu fiz essa receita, e ficou incrível. A massa é deliciosa, macia e bem leve. Joguei gergelim por cima da maionese e deu muito certo. Parabéns e obrigado pela receita.

  • Lorena Velloso disse:

    Olá, gostaria de saber quantas gramas é esta xícara da receita?

  • Marcia Pereira Yosikawa disse:

    A RECEITA DÁ PARA QUANTOS PÃES??

  • Guilherme Valeriano disse:

    Olá, tudo bem?
    Este tablete de fermento pode ser convertido em quantas gramas ou saches daqueles que vende em supermercado? Alguém pode me ajudar?

  • Paola disse:

    O meu ficou meio “quebrado”. N ficou lisinho igual ao da foto. Vcs saber me dizer o q fiz de errado?

  • Márcia disse:

    Posso usar fermento biológico de pacotinho? Qual a conversão?

  • ARMANDO HENRIQUE BORTOLINI disse:

    Quando você indica quantidades numa receita deveria saber o que é “unidade de medida”. Pode ser grama (g), quilograma (kg), litro (l). mililitro (ml), etc. Colher rasa, cheia ou generosa não são unidades de medida, da mesmo forma que 3/4 de xícara. Xícara também não é unidade de medida, por imprecisão da diversidade de modelos e consequentemente de volumes. Basta ter um copo medidor e uma balança que custam relativamente pouco. Uma balança eletrônica para cozinha custa em torno de R$ 20,00 e um copo medidor dependendo do material (plástico) R$ 10,00. Ficar postando receitas desse jeito ai acima só causam confusão e faz com que as pessoas procurem outras receitas. Quer ensinar alguma coisa? Tem que ser didático. Tem que ser profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.