Voltar

Receita de maionese caseira temperada

ESTE POST FOI ATUALIZADO, CLIQUE AQUI PARA VER. FICOU BEM MAIS LEGAL, TEM VÍDEO E TUDO! =)

Hoje temos a receita definitiva pra fazer a sua maionese caseira, feita, testada e aprovada pelo Blog Hambúrguer Perfeito, siga o passo a passo abaixo que não tem erro!

Ingredientes:
► 2 ovos
► 1/2 limão em suco
► Sal
► Pimenta do reino
► 1 dente de alho (o menor que tiver, triturado)
► Salsinha e cebolinha, (eu coloquei bastante, pois gosto dela bem verdinha) de preferência comprado no dia, não pode ser desidratada.
► 1 sachê de mostarda amarela ou 1 colher de sopa
► Azeite
► Óleo

maionese1

Preparo:
Coloque no liquidificador na sequência os ovos, suco de limão, pimenta do reino, sal, salsinha e cebolinha, mostarda e o dente de alho já triturado. Bata tudo em velocidade baixa e vá imediatamente acrescentando óleo e azeite em fio até que atinja o ponto de maionese.

Ponto esse que o preparo deixa de ser liquido e toma a consistência de creme e não vira mais no liquidificador (aproximadamente 1 minuto batendo no liquidificador e acrescentando óleo até dar o ponto).

maionese2

Está pronta sua maionese para colocar em sanduiches, comer com pão ou colocar no hambúrguer, como este que vocês podem ver logo abaixo =)

maionese3

Fabrício Schibuola

Fundador do blog Hambúrguer Perfeito, filho do Nelson e da Lília e irmão do Felipe. Publicitário, designer, "marketeiro", corintiano, paulistano com um pé no interior, da música e da cerveja.

103 comentários

  • Danilo Acuño disse:

    E a salmonella?

    Vamos prestar atenção pois salmonella é perigoso e pode matar.

    • Gabrielle disse:

      Um princípio básico de química: a salmonela é inativa em meio ácido. Por isso se usa limão ou vinagre na maionese feita em casa.

      • Catarina disse:

        É mentira , isto não procede !

        Queridos tomem cuidado com estas refeitas de internet , a salmonela pode matar

        Dra infectologista- Hospital Emilio Ribas

        • fabio disse:

          Filha, eu acho que você deveria quinoa ou salada de folhas. Hamburger não é feito para pessoas como você.

        • Paty Maionese disse:

          Nunca em minha vida eu ouvi falar de alguma pessoa que tenha morrido por ingerir maionese caseira e desafio a me mostrar alguém que tenha vindo a óbito por essa causa. Tal mentira é uma das maiores lendas urbanas que existem, muito provavelmente criada pelos fabricantes de maionese industrializada, que por sinal são horríveis, cheias de conservantes, acidulantes e estabilizantes, esses sim nocivos a nossa saúde.

          • Paty até que em fim alguem com o mínimo de noção. Eu consumo maionese caseira desde de pequeno, sempre faço em casa, para os amigos e familiares. Até agora ninguém passou mal não. Também acho muito bla bla bla e mentira esse lance de salmonéla. É óbvio que é super importante tomar as precauções e manter o máximo de higiene nos preparos… mas enfim… eu amo maionese caseira e se eu morrer, enterrem!

          • Dodo disse:

            Deu, esta ai alguem que morreu por causa da salmonela:

            http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/exame-detecta-salmonela-em-cliente-morto-apos-refeicao-em-churrascaria/

            Abraco pro pessoal ignorante.

          • Richard Oshima disse:

            como vcs são b u r r o s.
            nao conheco ngm que pegou aids, mas nem por isso isso não existe.
            consultem o pai google primeiro.
            consumi mto tempo ovo cru na epoca de academia, mas nem por isso contrai salmonela, mas hoje não me arriscaria novamente.
            se voces tem cerebro, use-o. 😉

          • Edina disse:

            Realmente nunca vi alguém morrer de salmonela. Mas já tive a infecção por salmonela, foi através de uma maionese caseira que comi em um restaurante muito famoso em minha cidade (justamente por sua maionese deliciosa), realmente era muuito boa. No entanto naquele dia eu e mais umas 50 pessoas – que frequentaram o mesmo estabelecimento – contraímos tal infecção. Não desejo pra ninguém.

        • paulo disse:

          E so usar ovo em pó que acaba esse problemas, qq loja de cereais naturais tem, e tbm a proporção de gramas por ovo…

        • Fernanda disse:

          Mentira eu faço maionese toda semana, dura uns quatro dias,a salmonela está na casca do ovo e eu lavo bem antes de pôr na geladeira, faço isto a anos e estou bem viva, só falta de higiene pode trazer problemas,e nunca tive sequer uma dor de barriga

    • Plinio Costa disse:

      Pena que a salmonella não pegou você ainda

    • Marcelo Martins disse:

      Pode usar ovo pasteurizado e ADEUS Salmonela

    • S. Lacerda disse:

      Solução: Pasteurizar os ovos em casa

      http://pt.wikihow.com/Pasteurizar-Ovos

    • Hélio Carvalho Cordeiro disse:

      Existe ovo pasteurizado, que podem ser usados. Só não sei se fica bom.

    • Glaydson disse:

      Na boa, cresci comendo esse tipo de maionese dentro outras industrializadas, as vezes tem piriri, e daí? o benefício é melhor. Esse pessoal mais novo tem que aprender que não precisa comer todo dia mas as vezes pode ajudar seu organismo a ficar mais resistente… Me ajuda aí… Vamos parar de frescura, ou então não podem comer nada na rua… só em restaurantes hiper, ultra, mega chiques… ainda assim correndo riscos.

    • kk eae man disse:

      se foda, que morra geral mesmo

    • Klausando disse:

      O acido do limão ou vinagre mata a salmonela, mas não eh 100% confiável. Já que tem tanto medo da salmonela compra ovo pasteurizado que eh livre de salmonela , totalmente confiável, ou faça maionese de leite.

    • Mateus disse:

      Poxa então o morri e resucitei pois como só maionese caseira faço e fica muito bom faço maionese pra almoço com a maionese caseira não tem nada melhor pelo contrário ninguém morreu até hj kkkkk

  • Jorge Boratto disse:

    Use ovos pasteurizados e não corra o risco de salmonela…

  • Rita Frediani disse:

    Danilo, todo mundo sabe do perigo da Salmonela, mas, essa receita é minha, feita em casa, para ser consumida no mesmo dia. Não me preocupei com nada disso pois conheço a procedência dos ovos…. Mas se você tem medo, tem três opções:
    uma delas faça com leite, substituindo o ovo, segunda: faça com os ovos pasteurizados da fleischmann
    (embalagem pra 1kg apenas), ou coma seu hamburguer sem maionese…rsrsrs!!!!!

    • thatiana Santos disse:

      Quero saber quantos dias de validade dessa receita

    • Danilo Acuño disse:

      Olá Rita,

      Infelizmente não tem como controlar se existe salmonela nos ovos consumidos, mesmo sabendo a procedência dos ovos, pois apenas com testes é possível detectar a presença da bactéria.

      Para quem disse que a salmonela está presente apenas na casca é um ledo engano, pois ela pode estar no interior do ovo também.

      O tempo de consumo sendo rápido ou demorado não interfere na presença e sobrevivência da bactéria.

      Quem informou também que o limão, sendo um ácido, mata a bactéria está em partes correto, porém é necessário ressaltar que apenas o cozimento é a maneira mais segura de proteção.

      Rita, tenho certeza que a sua maionese é uma delícia e também sou fã de maionese caseira, mas prefiro deixar o alerta (mesmo sendo o chato) e informar que a riscos e outras maneiras de preparo mais seguras.

      • Gabi disse:

        Tempere uma maionese pronta… Assim vc não corre nenhum risco… simples

      • CARLOS disse:

        GENTE TEM UMA REPORTAGEM QUE DIZ QUE ESTA TAL SALMONELA SO SE CRIA NO CONTATO DO OVO COM A BATATA, ALGUEM ENTENDIDO AI RESPONDA ESTA???

    • James disse:

      Boa!!!…kkkk

    • Rejane disse:

      Viver é perigoso! E com eu gosto do perigo.?

    • Junyor mlk zika disse:

      adorei sua resposta, e tbm sua receita, qro aprender mais ctg bb, me chama no whats (88) 99237-6261 no caso de vc não ter whats me chama no face.. Junyor mlk zika obrigado ☺

    • Fernanda da Silva Pacheco disse:

      Eu faço sua receita a tempos e deixo até quatro dias na geladeira, nunca tive uma dor de barriga,povo exagerado

    • Jorge disse:

      kkkk isso mesmo também faço minha maionese dessa maneira tenho 54 anos e estou vivo e gozando de perfeita saúde até hoje maionese caseira é muito bom, feita na hora todos gostam !!!!!!

  • Anonymous disse:

    Olha nos meus poucos 27 anos de vida na minha família sempre foi usado ovos para fazer a maionese e ninguém teve problemas com Salmonela. Como a Rita disse “é para ser consumida no mesmo dia”.

  • As duas vezes que eu tive salmonela não foram por causa de ovo cru, quem diria… uma foi por causa de um suco de melancia e a outra por uma pamonha… mas vamos a maionese: eu aqui em casa sempre adiciono a mostarda amarela também, acho que fica outra coisa.. o alho eu evito, porque fico lembrando dele depois e a salsinha eu troco por cebolinha, porque não gostamos…

  • Anonymous disse:

    Não fica com muito gosto de ovo não? Da última vez que tentei fazer maionese ficava aquele fundinho de ovo 🙁

    • Rita disse:

      Você pode peneirar as gemas, a pelicula da gema que deixa o gosto forte de ovo. Eu não senti necessidade de fazer isso, devido as ervas…
      Mas tente e depois volte ao blog pra contar a experiência!!! 😉

  • Rita Frediani disse:

    Pessoal,

    Para deixar muito mais saborosa a sua maionese caseira temperada, coloque bastante salsinha e cebolinha!

  • Rita Frediani disse:

    Espero que gostem desse post!

    Deixará seu hamburguer muito mais saboroso!

  • Anonymous disse:

    Hum quero fazer mas e para lanches. devo fazer sem o ovo…

  • A salmonella nao está dentro do ovo. ela fica na casca. e so contamina na hora da quebra.

    Se o ovo for fresco, e nao tiver nenhuma rachadura, basta apenas mergulhar o ovo em agua fervente por alguns segundos pra se certificar q nao haverá contaminação.

    Mas o principal eh o ovo ser fresco, e ser refrigerado apos a compra! Manter ovos em temperatura ambiente aumenta a chance de contaminação.

  • Marcelo Dias disse:

    Depois de várias tentativas e experiências, ao invés de dois ovos hoje faço essa maionese temperada com um ovo e mais uns 100ml de leite. Ela fica mais leve. E pra não ficar com gosto de ovo nem muito azeda, uso menos limão e substituo com um pouco de vinagre.

  • Cris disse:

    Vamos fazer a maionese para o lanche do meu marido ficar mais apetitoso do que já é,nossos filhos amam e pedem BIS!!!!!!!

  • ana paula Moura disse:

    Adorei a maionese. Deliciosa, eu e minhas filhas comemos até com torradinhas.

  • Adryana disse:

    A minha ficou água pura, pq será?

  • Adryana disse:

    A minha ficou água pura pq será?

  • viviane disse:

    Acrescente um pouco de tempero do chef….fica maravilhoso….

  • DOUGLAS disse:

    Gostaria de saber se é pra colocaro azeite e o óleo juntos?ou sóp um dos dois?qual a quantidade de azeite e de oleo?

  • bia disse:

    Adorei a maionese ficou uma delicia.coloquei cebola e um dente de alho.

  • gregory disse:

    uso qual quantidade de maionese ?

  • Jorge Roberto Chaves disse:

    Existe a possibilidade de se diminuir o risco de salmonela, tendo em vista, que a mesma se propaga através da casca contamina, como dizem os entendidos. Colocando o ovo para dar uma fervura antes de usa-lo na formula?. Pois eu tomo o quente a vida toda, e nunca tive salmonela.

  • Magnólia disse:

    Mas que papo chato esse de salmonela, quem não quiser correr o risco não faça a maionese, não coma ovo e, o principal, não comentem…é muito irritante ficar enchendo as paciências quando o assunto principal é tão mais interessante…esse post não é sobre salmonela, é sobre maionese!

    • Ricardo disse:

      Perfeito comentário Magnólia. Não consigo encontrar um comentário de como fica a maionese depois de pronta. Sabor, sugestões, nada. Pessoal perdendo tempo desviando o assunto do post.

    • Ilze disse:

      Realmente as pessoas estão ficando muito chatas!

    • Eva disse:

      Nossa! Obrigada pelo comentário… já tava ficando triste aqui.

  • joaquim disse:

    E se fizer com os ovos cozidos, dá certo?

  • Rosangela disse:

    Gente, acabei de fazer esse molho e realmente é muito bom. Obrigada por compartilhar a receita. Fiz no processador e bati muito mais que 1 minuto. Deixei um pouco no freezer pra dar uma geladinha antes de usar no sanduíche! Show!

  • Anderson disse:

    Muito boa a receita! E dane-se a salmonela…

  • Amanda godoi disse:

    pode fazer sem usar pimenta do reino ? fika o mesmo gosto?

  • Tamires disse:

    Salmão + canela = salmonela ou deve ter sido o peixe que cruzou com a galinha kkkkkkkkkkk 🙂 🙂

  • Gheisa disse:

    Achei q ficou com gostinho forte do limão…..

  • jorge disse:

    tenho 62 anos fui criado na roça como ovo cru desde os sete anos e faço isto ate hoje onde esta assalmonela que nunca peguei? niguem sabe de nada so sab e dar paupite critico.

  • Eloiza Ferreira Guedes disse:

    Eu sou a salmonela e vou deixar vocês todos doentes.

  • Sílvio disse:

    Quanto tempo dura essa maionese

  • Camila disse:

    Realmente a maionese fica perfeita! *.*
    Já fiz algumas vezes esta receita e todos em casa adoraram!

  • salmonela disse:

    Passando só para deixar um Olá

    • Eduardo Neves disse:

      Eheheheheheh…..
      se quiserem…… A Heinz lançou uma maionese feita com ovos caipiras que é muito boa!!!
      Vai a dica então: maionese, 1 ou 2 dentes de alho ( dependendo do gosto da pessoa ) e salsinha. Bata no liquidificador e é só comer. Simpleas assim.

  • COELHO disse:

    SALMONELA DEVE SER A RESPEITO DE ALGUEM QUE ESTÁ MUITO CARREGADA. PORTANTO: SALMO NELA!!!

  • jessica disse:

    Muitoóooo boa fiz e de primeira ficou otima meu marido amouuuuu….. parabens nota 10

  • ricardo disse:

    Sim, é só cozinhar o ovo em água fervente por 1 minuto, a clara vai começar a solidificar, a temperatura vai matar a salmonella, mas a gema permanecerá mole

  • Folkl disse:

    Pra dizer a verdade parece muito com a receita que eu faço a anos!
    NUNCA TIVE SALMONELLA mesmo usado ovo!!
    Ta com medo, use leite que funciona e fica gostoso também, porque quando não tenho ovo é leite que eu uso…
    Só troquei pela mostarda escura pq eu gosto mais, mais pra frente testarei com a mostarde djean!!!

  • Rafael Gerude disse:

    Uma dica é usar ovos cozidos!!!

  • Aristidis disse:

    Alguem viu o Bruno Menzenga por ai?

  • Beatriz disse:

    Eu acabei de fazer pra comer com quibe, ficou uma delicia! Mas a minha não ficou muito consistente. O que será que eu fiz de errado, fiz tudo conforme a receita…

  • Ronaldo Xavier disse:

    Use batata cozida fria, nao pode ser quente ou morna, isso ajuda no sabor e consistência, e diminui o consumo de oleo. um copo de leite sem usar o limao tambem fica especial.

  • Renato disse:

    Alguém sabe dizer a quantidade de óleo e azeite? coloca os dois ao mesmo tempo?

  • Doni disse:

    Com ou sem salmolena, eu fiz..nao vejo a hora de experimentar….ficou muito boa…abusei no alho, mas eu gosto….

  • luiz carlos disse:

    Faço minha maionese mas ao invés de colocar ovos faço com leite !

  • Luciana disse:

    Rindo até agora da comédia da salmonella… Melhor não sair de casa, vc pode ser assaltada; melhor não comer frutas, vc pode ingerir agrotóxico; melhor não dirigir, você pode ater o carro; melhor não comer peixe, tem muito mercúrio; melhor não ir à praia, a areia é contaminada… resumindo, melhor não viver, pois se viver você pode morrer!!!

  • Renata disse:

    mandou benzasso Luciana!
    Eu amo maionese caseira… vou fazer agora para comer com Onion Rings

    🙂

  • Ticiana disse:

    Fabricio,

    eu coloco os ovos inteiros ou só a gema?
    eu faço muita maionese de batata com a caseira e só uso as gemas, por isso a duvida.
    em relação a salmonela….. não faz, não come e não enche o saco

  • walkiria disse:

    eu amo essa receita fasso dez de pequena minha vó que me encinou e minha familia ama.. sempre quando tem alguma festinhas na casa de amigos ou familiares sempre sobra p mim levar a maionese por ser assim tão saborosa e encinei minhas filhas com a mesma receitas…

  • Daniela disse:

    ehhhhhhh parabensss isso ai….

    Pelo amor gente tem medo não faz come maionese industrial que tem seus riscos tbm taaaa… não tem faz a receita e saboreia…. meu fica procurando receita de maionese caseira p falar de salmonela… po estraga o prazer do cara postar e nos fazer felizzzzz todos somos bem grandinhos e temos escolhas então faz quem quer….afff

    adoro maionese caseira POR ISSO ESTOU AQUI

    bjooos e obrigada por compartilhar

  • Hayara disse:

    Coloca azeite e óleo? Os dois? Ou escolho entre um dos dois?

  • rayssa disse:

    pooooooooooooooooorra de salmonela, eu quero é minha maionese temperada, no meu XTUDÃO feito em casa, pq eu q estou fzd o risco de qq dpença é menor, melhor do que ir em lanchonete, que faz meu lanche, e não sei de onde vem nad!!

    • luzitana disse:

      coloque em seu hamburguer aquela maionese que fica o ano inteiro numa prateleira de supermercado deve ser mais saudadvel para vc, santa ignorancia, quantas vezes vc se contaminou com salmonela kkkkkkkk

  • Paulo Bories disse:

    Vivemos de medo, não é mesmo?
    O risco da Salmonella, assumo. Afinal, nem sempre é possível escolher onde beber um simples copo d’água!
    Uma referência, acima, sobre “alguém” que morreu por contaminação da famigerada bactéria, é bastante tendenciosa, pois só contribui para aumentar o medo. Corre-se muito mais risco no trânsito, pelo amor!
    Vamos aos fatos: quando era menino, só havia uma marca de maionese “gostosa”, começado com “H”. O resto era resto. Com o passar do tempo (mais de 40 anos), a tal só piorou. Vieram outras, igualmente ruins. Por quê? Ora, os fabricantes são obrigados a se preservarem de processos. Têm que garantir que seus produtos não sejam causadores de complicações, mesmo que tenham sido mal conservados antes e depois de abertos, e para isso, utilizam os mais variados artifícios químicos, que acabam por interferir no sabor do produto. Aprendi, desde menino, a fazer a maionese com ovos crus, com clara e tudo, e a vida toda tenho utilizado a receita, adicionando ou retirando temperos, experimentando, enfim, fazendo tudo menos … pensar na Salmonella!
    Hoje, aliás, é dia de “meter a mão” (sempre muito higienizada, viu pessoal, pois é isso que facilita a tal da Salmonella)! Não há hamburguer pronto que cheque perto de um caseiro, temperado por você mesmo(a), acertando ou errando, mas feito em casa. Carregue na pimenta, ou no alho, ou no que quer que seja, mas VIVA!
    Só se ouve sobre colesterol, glicemia, Salmonella, pressão alta, e não se percebe que, em tudo, o que conta é a MEDIDA: nem muito, nem pouco, mas sempre com PRAZER.
    Obrigado por esse site bacana e direto. Parabéns!

  • Amanda disse:

    Olá, Fabrício!

    Gostaria de saber quanto de azeite e quanto de óleo coloco?

    Obrigada!

  • Cleidi disse:

    Pessoal somente trocar o ovo por 200 mls de leite e bater como na receita trocando o ovo pelo leite evita a salmonela e fica ainda mais gostoso, eu faço assim testem.

    • Fasee boa! disse:

      Sensacional a saga da Salmonela, será que rola fazer um seriado? se pá uma novela com todo esse enredo!

  • MARIA disse:

    FIZ A VIDA INTEIRA MAIONESE EM CASA, E DETALHE CONSUMO ATÉ DOIS DIAS DEPOIS, E OLHA QUE JÁ TENHO 60 ANINHOS RSRSR. QUAL É MEU SEGREDO PRA EVITAR CONTAMINAÇÃO? LAVO BEM OS OVOS COM UMA ESPONJA EM ÁGUA CORRENTE E JOGO AGUA FERVENTE EM CIMA, SÓ DEPOIS QUEBRO! SEMPRE DEU CERTO!

  • Sérgio disse:

    Vocês brincam com coisa séria… minha esposa foi parar na UTI,itoxicação por salmonela,quase morreu.

  • Paloma disse:

    Nuuussss, que maionese é essaaa?? Acabei de fazer, ficou simplesmente divino!

  • Aninha disse:

    Acabei de fazer minha família aprovou muito fácil e rápida de fazer e muito saborosa parabéns e obrigado pela ajuda.

  • Saudaçõeѕ! Ӎuito útil dentrο deste post! É o muda pouco que fará
    mais importantes mudançaѕ. Obrigado pߋr compartilhar!

  • Marcos Pinheiro disse:

    Gente, tanta briga pra nada. Maionese simples:

    300 ml de leite;
    bater no liquidificador e ir colocando azeite até pegar a consistência de maionese.

    Aí você pode adicionar duas gemas de ovos cozidos, sem a clara, um pouco de mostarda, salsa, cebolinha e pra quem gosta, sal a gosto.

    Pronto, acabou a polêmica.

    Não usem nenhum tipo de óleo refinado: soja, milho, algodão, canola. Essas porcarias não valem nada e ainda fazem uma mal danado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.