Voltar

Receita do Hambúrguer Perfeito (caseiro)

Testes e mais testes, finalmente chegamos a uma conclusão! Temos a receita definitiva do Hambúrguer Perfeito (nesse caso, do Blog Hambúrguer Perfeito, por que afinal, gosto é gosto não é mesmo?).

Somos adeptos do quanto mais simples, melhor, então, tivemos que equilibrar as coisas para tornar o hambúrguer fácil para qualquer amante do hambúrguer com pouca ou muita experiência na cozinha fazer e muito gostoso! Lá vai!

Ingredientes para 4 hambúrgueres perfeitos:
► Manteiga
► Molho shoyu
► 2 Cebolas
► 1 caixa de bacon em tiras
► 4 pães de hambúrguer
► Sal rosa (caso não tenha, pode ir de sal grosso de churrasco ou até mesmo o sal refinado normal)
► Pimenta do reino em grão
► Queijo prato
► Para a carne: moer 330g de fraldinha + 330g de patinho + 330g de capa de filé – o que renderá SEIS sensacionais e suculentos hambúrgueres de 165 g – na medida. IMPORTANTE! Peça para moer uma vez só, isso manterá a carne mais suculenta. Não é necessário adicionar gordura. Mas caso você venha a fazer o seu burger na churrasqueira, pode adicionar um pouco, já que a churrasqueira resseca um pouco mais a carne,
► Maionese caseira, basta clicar aqui e seguir esta receita.

Modo de preparo da carne:
Muito fácil! Basta dividir a mistura (o pessoal gosta de falar “blend”) de carnes moída em 6 partes iguais e moldar os hambúrgueres, eu costumo usar este aro para fazer ovo frito, se não tiver, pode ir na mão mesmo!

01

► Dica malandra número 1: tente comprar a carne moída o mais perto possível da hora de fazer o hambúrguer, isso conserva as propriedades e o sabor da carne.

Ok, hambúrgueres moldados é hora de levar à grelha! Nós preferimos fazer na grelha ou na churrasqueira, pois deixa um gostinho defumado que não se consegue na chapa, mas se não tiver nem um e nem outro, vai na chapa mesmo!

02

03

► Dica malandra número 2: manuseie a carne suavemente e molde o hambúrguer com poucos toques, quanto menos mexer na carne melhor! Isso ajuda a deixá-la suculenta, se liga:

05

Assim que colocar o hambúrguer na grelha, moa o sal rosa (ou sal grosso ou coloque o sal refinado) em cima do hambúrguer e depois moa a pimenta do reino. Cubra a superfície inteira do hambúrguer com o sal. Use ½ parte de pimenta do reino para o que você usou de sal.

04

4 a 5 minutos depois, vire o hambúrguer e coloque o mesmo tempero do outro lado, um pouco antes de chegar no ponto em que você deseja, coloque duas fatias de queijo prato em cima e tampe para derreter. Quando derreter, está pronto!

► Dica malandra número 3: MUITO CUIDADO NA HORA DE VIRAR O HAMBÚRGUER! Este momento é crucial para o sucesso da operação, como usamos apenas carne, a consistência dele é bem leve, mas é só tomar cuidado que tudo dá certo.

Modo de preparo da cebola:
Corte a cebola como quiser (em rodelas ou em cubinhos), frite na manteiga, quando começar a ficar levemente dourada, jogue um pouco de molho shoyu, mais alguns segundos e está pronta!

06

07

Modo de preparo do bacon:
Esse é fácil demais, cubra um prato com papel toalha, leve o bacon ao micro-ondas por uns 5 ou 6 minutos (isso vai depender do seu micro-ondas), e pronto! Ele fica seco e crocante no ponto certo.

08

 

O pão:
Fica por último, bacon crocante feito, cebola na manteiga feita, carne quase chegando no ponto, é hora de dar atenção ao pão! Muito simples, faça um pão na chapa, estilo aqueles de padoca, só que com pão de hambúrguer. Coloque a manteiga na frigideira e esquente o pão até ficar dourado, sirva o hambúrguer no pão quente – isso é essencial!

09

Uma variação legal que você pode fazer é no pão italiano – é só tirar a borda dura do pão e fazer na manteiga também, ele fica um pouco mais crocante e com um sabor mais marcante.

10

11

Dica malandra número 4: coloque a carne quente em contato com o pão, pois isso vai fazer o pão na chapa dar aquela leve derretida na manteiga o que torna tudo mais espetacular!

Depois é só colocar o bacon, a cebola e a parte de cima do pão e pronto! Ah claro, maionese à parte. Pronto, aí é só ir pro abraço!

12

15

14

Hambúrguer com a marca registrada do Blog Hambúrguer Perfeito!

Fabrício Schibuola

Fundador do blog Hambúrguer Perfeito, filho do Nelson e da Lília e irmão do Felipe. Publicitário, designer, "marketeiro", corintiano, paulistano com um pé no interior, da música e da cerveja.

67 comentários

  • Marco disse:

    O grande problema pra mim é o pão. Difícil encontrar um pão de qualidade. E com a largura boa. Ou é muito curto ou muito longo.

    • Rodrigo disse:

      Fala Marco, tudo bem? Realmente não é tão fácil achar um pão top para montar um burger em casa, se alguém puder dar uma dica…
      O que faço atualmente é comprar o wickbold para hambúrguer e passá-lo na chapa com manteiga para selar por dentro e amassiar o resto, a textura muda completamente. But, ainda não acho uma massa MUUUUUITO boa.

      • Marco disse:

        Faço o mesmo. Dos mais conhecidos creio também que seja o melhor. Mas ainda assim, longe do ideal. Pq pra mim, pode parecer meio exagerado, mas o hambúrguer de qualidade começa pelo pão.

        • Ronaldo Melussi disse:

          Eu também sempre tive problema para conseguir o pão no tamanho exato. Mas em minhas incansáveis buscas, eu descobri o pão de hamburguer da panificadora Cepam, até agora é o que tem feito a alegria do pessoal.

          • Asc jumaace iyo kuwa ku xiran shabakada somaliska.com waxaa iga suaal ah waayo hadaan nahay dumarka soomaali oo sverige kunool aan u dalbanaa xirfadahaan keliaya Undersköterska iyo OmvÃ¥rdnad mooyeee, ibland markuu maclinka suaal ku saabsan framtidka xirfada aan dooneyno dumarkeena oo idil waa isku hal fikrad oo ah Undersköterska iyo OmvÃ¥rdnad, aniga waxaa ila haboon inaan xirfado kala duwan inaan kala doorano hadaan nahay dumarka somaaliU codee: 0  0

          • Empat orang yang mengamalkan politik wang, tidak layak lagi menjadi pemimpin atau wakil rakyat. Sepatutnya kena meletakkan jawatan, kalau Elizabeth berbogel di dalam rumah pun disuruh meletak jawatan, apatah lagi 4 orang pengamal rasuah. Tapi dalam UMNO ia cuma melanggar tataetika UMNO. Mengamalkan rasuah hanya melanggar tataetika UMNO, bermakna tiadalah salah. Apatah lagi dosa pahala. Inilah akidah UMNO.

        • ralv22 disse:

          “Pq pra mim, pode parecer meio exagerado, mas o hambúrguer de qualidade começa pelo pão.”
          Não é exagero, o primeiro gosto que tu sente é o pão, alem de absorver parte dos sabores. É primordial que o pão seja de qualidade.
          Aqui no RS temos o xis, e também é muito difícil encontrar um pão gostoso. A maioria é “massento” ou pior, como o xis é prensado muitos colocam pão velho achando que o cliente não irá descobrir.

      • pedro antonio disse:

        o Wickbold integral (escuro) fica excelente, eu nao gostava de nada integral, mas esse é um espetaculo.

      • thiago disse:

        Na fabrica bimbo na raposo tem uma lojinha q vende o pO de hamburguer do burguer king, só vende o saco com 24. Mas vale pena.

    • Kleber Silva disse:

      Olá! Eu sou fã do pão tipo francês para hambúrgueres. Na panificadora Saint Germain tem um pão do tamanho perfeito e com sabor e qualidade impecáveis! Se chama Pão Estrela. Abraços

    • André Ferrari disse:

      Padaria Barcelona em Higienópolis. Peça o brioche.

    • ANDRE EDUARDO NUNES FERRARI disse:

      A padaria Barcelona em Higienópolis tem um pão brioche muito bom e do tamanho ideal. Vale a pena conferir.

  • Kauly disse:

    Para que o papel toalha na hora de botar o bacon no microondas?

  • Roger disse:

    Vc usou a gordura da fraldinha ou do patinho?

  • Bianca Ladyhawke disse:

    Uso acém não muito gordo e coloco cominho na carne, fica uma delícia!

  • heleno dhiey disse:

    Uau cara estou montando meu proprio negocio e estou fascinado com suas receitas.adoraria saber mais

  • Pedro disse:

    Dica #1: em vez de 100g de gordura, pique na faca 100g em fatias de bacon, bem picadinho, e misture na carne com a mão. Na hora de assar, a gordura do bacon derrete, ajuda a salgar e a dá mais sabor ainda. Cuidado com o sal só.

    Dica #2: vale também pegar uns pedacinhos de gorgonzola e também misturar na carne com o bacon, ao ponto que ele fique com pequenos mini pedacinhos de queijo. O queijo derrete na hora de fritar, e já salga a carne.

    Abrsssss

  • Rubens Mauro Teixeira disse:

    sou um curioso em preparacao de hamburguer, e algumas dicas importantes pra sucesso da receita passaram despercebidas.

    #1 – pedir para o acougueiro moer apenas uma vez a carne, assim ela mantem as fibras maiores e melhora a consistencia e o sabor da carne.
    #2 – quando for moldar o hamburguer jogue a bolinha da carne de uma mao para outra por pelo menos 2 vezes, isso faz com o ar de dentro saia.
    #3 – deixar o meio do hamburguer com altura mais baixa que as bordas, isso evita que ele fique com o efeito bolinha quando assado.
    #4 – importantissimo, deixar o hamburguer pelo menos uma hora no congelador antes de ir pra grelha ou frigideira, isso faz com que ele fique mais rigido e na hora de assar fica mais saboroso, pois desidrata menos.
    #5 – de vez assar o pao com manteiga na chapa, coloque o pao no forno ja cortado por cinco minutos, isso faz com ele fique crocante por inteiro e nao murcha na hora de servi-lo.
    #6 – quando for coloca-lo no pao, deixe ele descansar por um minuto, isso evite que ele libere agua, perdendo sabor e suculencia.
    #7 – Nao use mussarela, use chedar pois e o unico queijo que nao altera o sabor da carne.

    Vai por mim com essas dicas a mais que qualquer receita fara sucesso!!!!

    Abracos, parabens pelo site.

    • Dada disse:

      Perfeito,

      O lance de moer uma vez só faz TOTAL diferença e a galera n foca nisso.
      Carne moída duas 3 vezes vira bolinho de carne e perde totalmente a proposto do bom e suculento burguer.
      Excelentes recmomendações amigo!

    • Marco Leme disse:

      Boa Rubens!
      Moer apenas uma vez. Essencial.

  • ernande luiz cavalcanti disse:

    muitobom mesmo

  • ernande luiz cavalcanti disse:

    o pao falta gegelim e fica mais gostoso

  • Max Guedes disse:

    Costumo fritar o hamburguer na frigideira e flambar ele com azeite ou um pouco de conhaque. Dá um gostinho sensacional. Fica a dica.

  • Gustavo disse:

    Bom, hj foi o meu primeiro hambúrguer homemade.

    Seguindo as dicas do post e dos comentários consegui fazer um fazer um bom hambúrguer. Pelo menos todos aprovaram \o/.

    Usei 100% acém, acrecentei bacon moido na carne, deixei no freezer por 1 hora e ele ficou show. A cebola faz a diferença, mantenha na receita.

    • tainara disse:

      Gustavo, qual proporção de bacon VC colocou ? VC mandou moer junto do Acém já ou adicionou na montagem dos hambúrgueres? Obr.

      • Alex Gomes disse:

        Olha Galera, venho fazendo vários testes a meses pra algo completamente suculento e saboroso.mas diferente Então fiz o seguinte,
        200gr bacon sem a capa
        Cheiro verde
        Azeite
        Coentro
        1colher de chá de trigo
        Um pouco de mostarda heinz
        Bato tudo no multiprocessador.

        Assim fiz uma pasta que misturei ao cochão duro e ao miolo de alcatra.

        Ficou muito bom! Mas gostaria das opnioes e críticas de vcs! Valeu.

  • AGNALDO disse:

    Parabéns pelo blog. Sou o “Chef” da casa aos fins de semana e passeio nos sites pegando receitas ou melhor dicas, pois o melhor é ouvir: “Caramba ficou bom de mais”
    Abraços de um Corintiano.

  • Eric disse:

    Nem vi a data do post, massss… adoro a proporção das carnes sugerida por vcs. Compro e deixo bem geladas e moo na hora de fazer com a peça da batedeira que moe carne (mas tem um moedor manual na casa de mamis que também é top). No caso, uma sugestão para o problema do pão… quem tiver acesso, compre os do Rogério Shimura, perfeiçao em forma de pão. Eu vou além, faço meu próprio pão. Não é difícil, a receita dá 12 pães e podem ser congelados sem perder a qualidade. Uso uma receita amercicana. Fica de comer ajoelhado. Para quem falar inglês, no yt, procurem noreen’s kitchen burger bun. Em pt são: 1xic de água morna; 1col.sopa de fermento para pão; 1 ovo grande temp. ambiente; 3 a 4 xic. de farinha de trigo comum do mercado (3 e vai ajustando até desgrudar da mão, até 4x); 60g de manteiga sem sal temp ambiente; 1/4xic. de açúcar refinado; 1c.chá de sal refinado (sopa se for rosa/outro desses chiques). Amassa, cresce 1h30min, enrola 12 pães, cresce 1h30mim. Pincela manteiga. Forno pré aquecido a 180 por 15-18mim. Sai do forno, Pincela manteiga E deixa esfriar. Guarda em saquinhos (até 5 dias,vai ficando ainda mais macio), ou congela e para descongelar coloca no forno frio, liga em 180 e em.7-10min vai estar fresco novamente.

  • Vinicius Iglesias disse:

    Cara, hoje eu e minha noiva fizemos essa receita. e eu estou literalmente sem palavras…fugiu da minha realidade. fiz na churrasqueira, se pudesse eu mandaria uma foto! Ta de parabens. E perfeito!

  • Reinaldo disse:

    Legal este site. Eu trabalho em uma churrascaria e tenho certas facilidades. Como acesso a boa carne. Estou me divertindo com degustações de hambúrgueres feitos com vários tipos e cortes de gado, como Red e Black Angus (raças britânicas)e do gado japonês Wagyu. Delíciaaaa!!!

  • Gustavo disse:

    Rubens mitou no comentário.
    Textura e suculência é tudo em um burguer. Moer duas vezes vira bolinho de carne e acaba com a proposta hamburguística! Recomendo os amigos que piquem a carne na ponta da faca, é trabalhoso mas o resultado é extraordinário. Caso n queiram, moer SOMENTE uma vez de preferência com a carne bem gelada para amassar menos e se possível pedir o açougueiro para usar a máquina na lâmina media o grossa ( n moer muito fino).
    Aqui umas dicas da carne na ponta da faca:

    Aprendendo a moer a carne na Ponta da Faca:

    Primeiro você tira bifes da peça de carne que pretende usar. Depois corta os bifes em tiras com a menor espessura possível. Em seguida você corta as mesmas tiras de forma a obter quadrados de carne, no menor tamanho que você conseguir. Se não estiver satisfeito com o tamanho final espalhe a carne já cortada pela tábua de cortes e finja que ela é um novo bife. Volte a fazer os cortes para obter tiras e em seguidas os cortes para obter os quadros. Repita isso até atingir o tamanho desejado.

    Dicas

    Usar uma faca amolada é fundamental
    A carne vai esquentar com o contato direto com as suas mãos. Por isso é recomendável que você inicie o trabalho com a carne em uma temperatura bastante baixa. Para isso deixe a peça de carne por alguns minutos no congelador antes de iniciar o preparo.

    ( DEIXAR NA GELADEIRA 1 HORAS ANTES DE FRITAR PARA GANHAR TEXTURA E NÃO QUEBRAR)
    Tempero à gosto mas sal e pimenta do reino são mais q suficientes!

    Abraços

  • Gustavo disse:

    Rubens mitou no comentário.
    Textura e suculência é tudo em um burguer. Moer duas vezes vira bolinho de carne e acaba com a proposta hamburguística! Recomendo os amigos que piquem a carne na ponta da faca, é trabalhoso mas o resultado é extraordinário. Caso n queiram, moer SOMENTE uma vez de preferência com a carne bem gelada para amassar menos e se possível pedir o açougueiro para usar a máquina na lâmina media ou grossa ( n moer muito fino).
    Aqui umas dicas da carne na ponta da faca:

    Aprendendo a moer a carne na Ponta da Faca:

    Primeiro você tira bifes da peça de carne que pretende usar. Depois corta os bifes em tiras com a menor espessura possível. Em seguida você corta as mesmas tiras de forma a obter quadrados de carne, no menor tamanho que você conseguir. Se não estiver satisfeito com o tamanho final espalhe a carne já cortada pela tábua de cortes e finja que ela é um novo bife. Volte a fazer os cortes para obter tiras e em seguidas os cortes para obter os quadros. Repita isso até atingir o tamanho desejado.

    Dicas

    Usar uma faca amolada é fundamental
    A carne vai esquentar com o contato direto com as suas mãos. Por isso é recomendável que você inicie o trabalho com a carne em uma temperatura bastante baixa. Para isso deixe a peça de carne por alguns minutos no congelador antes de iniciar o preparo.

    ( DEIXAR NA GELADEIRA 1 HORAS ANTES DE FRITAR PARA GANHAR TEXTURA E NÃO QUEBRAR)
    Tempero à gosto mas sal e pimenta do reino são mais q suficientes!

    Abraços

  • Marcelo disse:

    Tem que misturar duas carnes ou pode usar so alcatra

    • Gustavo disse:

      O blend é opcional, vc deve ir testando varias receitas. O conceito hamburguer perfeito é bem subjetivo. Teste de várias maneiras e terá o SEU burguer perfeito.
      Duas dicas valiosíssimas são: respeitar a proporção de gordura cerca de 20% e moer a carne somente uma vez.

  • Mel Valim disse:

    Eu e meu noivo estamos fazendo nesse exato momento, obrigada pela dica, comprando tudo da receita, fizemos hambúrguer para todos de casa e o valor da compra dava pra comer só UM hambúrguer no Burguer King kkkkk valeu pessoal!

  • Thiago disse:

    Vey se liga no hambúrguer q esse mlk fez mto foda
    https://youtu.be/U2MvximhlBk

  • Lucas disse:

    Sou muito fã de churrasco e há um ano estou virando fã de fazer hambúguer. Comecei fazendo da frigideira o que nunca gostei de usar para fazer carne. Ai vi que não fica bom. Comprei uma chapa profissional 40×40 , para ter em casa, espátulas e ai começou a melhorar. Parti então para as carnes onde os primeiros hambúrgues que fiz nunca ficaram bons mas todo mundo adorava !! Fui testando vários blends mais ainda não estava do meu agrado…. Mesmo assim fui partindo para outros meios como a churrasqueira para ver se melhorara o sabor e deu uma diferença, para melhor, porém o sabor da carne não era aquele igual quando se come uma picanha, chorizo, ancho. Dias atrás, fiz o blend acima ( patinho, fraldinha, gordura). Acendi a churrasqueira e coloquei um hambúrguer para testar !!! Cara… ficou top !!! O melhor que já fiz até hoje !!! Ai depois preparei mais 15 para a turma e foi aprovado !!! Falaram até que eu poderia abrir uma hamburgueria já… e falaram que ficou melhor que muitos aqui na cidade !!!
    VALEU PELA RECEITA !! ESSE FDS TEM MAIS !

  • Monica Correia disse:

    Muito obrigada por compartilhar essa delícia de receita… Meu marido e eu fizemos ontem para testar, ficou tão bom que hj resolvemos convidar os amigos e familiares pra comer com a gente!

  • Raul disse:

    O pão é 50% mas tem que ser fresco. Não adianta quem mora em Manaus ir comprar em Sp. Comam Bem!!

  • Ziga disse:

    Curto cozinhar e sempre q faço hamburguer testo um blend na minha cabeça e monto na hora… o ultimo q fiz ficou top, caso alguém queira aproveitar e testar:

    150g Gordura do Peito (peguei um de raças britânicas e bla bla bla, mas pode ser o normal, rs)
    150g Gordura de Coxão Duro
    50g Gordura da Fraldinha
    350g Coxão duro
    400g Acém
    900g Fraldinha

    Usei pão frances redondo e moldei os hamburgueres com aprox 180g o masculino e 110g o feminino!
    sal rosa moído na hora e pimenta para quem quis e churrasqueira!

    podem testar sem medo!

  • Junior disse:

    Sal rosa é o sal do himalaia
    Gosto de defumado pode colocar fumaça em pó ou liquido.

  • Show de bola!

    Recentemente desenvolvi uma receita caseira de hambúrguer bem diferente, super fácil de fazer e SURPREENDENTE!
    É o maior sucesso lá do meu Blog http://www.fazsimples.com.br/h

    Grande Abraço!

  • carla disse:

    Oi, Encontrei um Livro Digital que Ensina você a fazer Hamburgueres Gourmet.
    Você vai aprender a fazer as mesmas receitas guardadas a sete chaves pelos melhores chefes e impressionar todos os seus amigos, família ou até seus futuros clientes
    E Se quiser poderá Montar o seu Próprio Negócio, conseguindo uma renda de até 7.000 R$ Por Mês.

    VOU DEIXAR O LINK DO LIVRO DIGITAL LOGO ABAIXO…

    >>>>>> http://bit.ly/LivroDigital_Hamburguer_Gourmet

  • Rubens disse:

    Faço hamburguer com seguinte objetivo em casa : ter sempre um carne temperada no frízer
    e fritar nas refeições , por exemplo o contra filé as vezes é duro depois de frito , então mando moer todo contra filé , alcatra , e outras carnes , tempero e congelo e preparo a hora que quiser. Essa carne deliciosa podem chamar de hamburguer ou o que quiser mas sempre será um contra filé e comprado em peças custam menos.

  • Jhony Braz disse:

    tem tempos que venho fazendo hamburguer em casa , uso patinho e acem, fica perfeito aprendi aqui no site tbm essa receita , faço um molho jack daniels e com bacon fica 10 com o pão selado , la em casa estamos pensando até em abrir um negocio. Obrigado pelas dicas estou sempre acompanhando.

    • Letícia disse:

      Qual a proporção de patinho e acém que você usa? Não achei a receita aqui no site!!

  • THIAGO disse:

    FIZ E FICOU MTO BOM
    VC ACONSELHARIA A FAZER LANCHE COM ESSE TIPO DE HAMBUGUER?

  • Zósimo disse:

    Que delicia

  • ANDRE EDUARDO NUNES FERRARI disse:

    Em relação a fazer o bacon no microondas uma dica é colocar as fatias de bacon entre dois pratos com papel toalha em cima e abaixo do bacon, para fazer pressão. E normalmente calcula-se 1 minuto por fatia de bacon. Um abraço.

  • Lídia disse:

    Meu problema é na hora do tempero, não fica saboroso. Acho que pq coloco o sal e a pimenta antes de ir para grelha. Vou tentar seguir a dica de colocar o sal na hora que tiver na grelha. E tbm eu estava fazendo só com fraldinha e não tava fazendo blend.

  • Gabriel S. disse:

    Este Curso de Hambúrguer Artesanal http://www.cursodehamburguer.com/ ensina fazer todo tipo de Hambúrguer, eu Recomendo pra quem tiver interesse!
    Espero ter ajudado!

  • Izabela Silva disse:

    Parabéns pelo conteudo! Muito proveitoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.