Voltar

Receita – Pão de Beterraba para Hambúrguer

A gente sabe que uma das dificuldades de fazer um bom burger em casa é encontrar um pão que seja leve e com sabor suave para não brigar com o recheio que é a estrela da parada. Depois de muitas compras frustradas resolvemos testar aqui no QG algumas receitas e chegamos ao nosso definitivo Pão de Beterraba para Hambúrguer.

Pode torcer o nariz, mas a gente garante que o gosto é ótimo e fica aquela sensação de missão cumprida já que estamos comendo alimentos bem coloridos e nutritivos, do jeito que mamãe ensinou. Pois bem, vamos aos ingredientes:

Ingredientes
►1 beterraba grande cozida e processada (em consistência de purê)
► 1 ovo
► ¼ de xícara de óleo
► 1 colheres de sopa de fermento biológico seco
► 1 colheres de sopa de açúcar
► ¼ xícara da água do cozimento da beterraba
► 4 xícaras de farinha de trigo
► 1 colher de sobremesa de sal

Modo de preparo
Primeiro passo é separar os ingredientes só pra não ficar aquela zona depois que você já estiver com a mão toda lambrecada e lembrar que precisa de mais alguma coisa que ficou no armário.

pao de beterraba_01

Então vamos efetivamente à receita. Misture o fermento biológico, o açúcar, e a água do cozimento da beterraba e reserve. Em 10 a 15 minutos essa misturinha vai crescer umas 4 vezes e ficar parecendo uma espuma.

pao de beterraba_02

pao de beterraba_03

Bata no liquidificador o purê de beterraba com o ovo, o óleo e o sal. Depois junte essa mistura na ‘esponja’ de fermento, mexendo com movimentos suaves. Vai ficar uma grande sopa cor de rosa.

pao de beterraba_05

Coloque 3 xícaras de trigo em uma vasilha grande e com a ajuda de uma colher misture o líquido rosa. Aos poucos a massa vai tomando corpo, aí fica mais divertido!

pao de beterraba_06

Enfarinhe uma superfície lisa e sove a massa por uns 5 minutos, acrescentando aos poucos a última xícara de farinha, até que a massa não grude mais nas mãos. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por 10min.

pao de beterraba_07

Então separe em 6 porções iguais (achamos que essa é a medida ideal para hambúrguer), faça bolinhas, coloque em uma assadeira untada com óleo, cubra e deixe descansar por mais 10 minutos.

pao de beterraba_08

Finalmente hora de assar. Deixe 35min em forno pré aquecido a 220°C e tá pronto o pão de beterraba pro seu hambúrguer.

1

Nossa sugestão para servir essa maravilha? Use a carne que ensinamos fazer aqui na receita do Hambúrguer Perfeito + queijo gouda + bacon crocante + alface, fica assim ó:

01

Confira aqui outra receita de pão supimpa, dica de um leitor que postamos tempos atrás.

Amanda Magalhães

Produtora de eventos, filha de várias regiões do Brasil, neurótica com a ordem na cozinha e tecnicamente uma 'experimentadora' de sabores (menos bichos com penas). Tem paixão por sabores tropicais e frutos do mar (menos bichos com conchas), por doces (necessidade e vontade) e uma afeição (acima da média) por bebidas coloridas.

4 comentários

  • Marko disse:

    Fiz esse pão de beterraba hoje e deu super certo. Ficou muito bom! Obrigado e parabéns pelo site

  • Rafael Soares Cardoso disse:

    Gostei muito da receita e em especial da forma como vocês escreve, interação total com o leitor, eu me senti junto de você na cozinha. Parabéns!!!!

  • Elisângela disse:

    peguei a receita para experimentar,espero conseguir fazer

  • Carlos carvalho disse:

    Muito bom gratidão pela receita show

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.