Voltar

Como receber os amigos em casa para uma noite de hambúrguer!

Cada vez mais as pessoas têm preferido fazer os seus eventos gastronômicos em casa a procurar restaurantes por aí. São algumas vantagens que fazem a diferença: preço, comodidade, conforto e o fato de você poder receber os seus amigos!

Pois o simpático Casal Molina (amigos de velha data) realizou um desses eventos em sua residência, e o fez com tamanha maestria que decidimos transformá-lo num Guia Prático: como receber amigos e fazer hambúrgueres, com Casal Molina! La vai:

1. Arranje um lar. Pode ser a casa da mãe, da avó, a garagem do tio, isso vai do seu estilo, o casal Molina chamou o pessoal no seu AP.

1.1. Tenha amigos dispostos a confiar no seu talento e virtuosidade na cozinha, com este verdadeiro guia do hambúrguer caseiro em mãos, você pode até fazer propaganda.

1.2. Certifique-se de que o número de convidados e lugares na mesa seja o mesmo, você não vai querer que seu amigo coma hambúrguer de pé ou em cima de uma almofada no sofá, certo? Seja um bom anfitrião, assim como o Casal Molina!

2. Encontre uma receita de hambúrguer. Aqui mesmo no blog você encontra inúmeras opções de receita. Teste a receita antes, você não vai querer passar vergonha com os seus convidados, sua reputação como chef de cozinha está em jogo!

Veja esta receita que foi utilizada pelo Casal Molina:

JACK & VANILLA BURGER
Serve 10 pessoas.

► 2,5kg de fraldinha moída

Molho:
► 90ml de Jack Daniels
► 90ml de molho inglês
► 20ml de fumaça líquida

03

Marinar a carne já moída com metade do molho e deixar na geladeira por 3 horas.

01

Moldar os hambúrgueres (o Casal Molina fez cada um com 200g), colocar na chapa, colocar sal rosa e pimenta do reino e regar com um pouco de molho.

06

02

► Chapar os pães com manteiga (Casal Molina sabe das coisas, nunca sirva um hambúrguer em um pão frio, NUNCA!)
Na hora de montar, passe uma colher de sopa de geleia de baunilha.

04

Cebola Caramelizada:
► 6 cebolas cortadas em brunoise
► Azeite
► 2 colheres de sopa de manteiga
► 3 colheres sopa de açúcar mascavo

05

Refogar em fogo baixo a cebola no azeite. Colocar a pitada de sal para a cebola suar. Colocar a manteiga e deixar por 20min. Colocar o açúcar e refogar por mais 10min. Pronto!

O ideal é sempre fazer o hambúrguer em um grill, ou grelha, mas caso não tenha, pode ser na chapa ou na frigideira. Casal Molina Utilizou este utensílio maravilhoso que vocês podem ver na foto abaixo.

09

08

destaque

3. Tenha ideias legais! O Casal Molina não faz as coisas por fazer, Jack & Vanilla, além de ser uma bela receita, são os nomes dos mascotes do casal, dois gatos mutcho locos!

4. Mais uma vez, seja um bom anfitrião! Seus amigos têm gostos diferentes, faça o hambúrguer no estilo de cada um, pergunte o ponto da carne, pergunte se ele quer todos os ingredientes e, mesmo que não tenha na receita, pergunte se o seu ilustre convidado quer bacon. Bacon é importante, bacon é vida.

4.1. Seguindo a ideia do item 4, disponibilize variados condimentos, os seus convidados querem personalizar o hambúrguer, não seja rude com eles.

12

5. Sirva maionese caseira! A receita você encontra aqui.

13

6. Harmonize os ingredientes. O Casal Molina entende dos paranauê, assim como aprendemos no evento de harmonização no Rock ‘n’ Roll Burger, uma cerveja estilo India Pale Ale vai muito bem com hambúrguer, ah, olha só a cerveja servida, uma Karavelle India Pale Ale!

14

Esses caras são demais!

7. Sirva sobremesa.

7.1. Seja criativo ao servir uma sobremesa, surpreenda os seus convidados, mas tudo bem, o Casal Molina não vai deixar você na mão, olha a ideia que eles deram:

7.2. HAMBÚRGUER DE SOBREMESA! Veja a receita deste Hambúrguer Doce, é matador!
Rendimento: 20 porções

Ingredientes
20 pães doces

Para o creme (maionese):
► 1/2 xícara de chá de Leite
► 2 colheres de chá de Amido de Milho
► 1 Gema
► 2 colheres de sopa de Açúcar

Para o recheio (hambúrguer):
► 400 gramas de chocolate ao leite picado
► 2 colheres de sopa de creme de leite
► Morangos cortados em fatias
► Folhas de Hortelã (depende do tamanho da folha – 2 a 3 folhas por hambúrguer)

15

 

16

Modo de preparo
Para fazer o creme, coloque os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo, mexendo sempre para engrossar. Deixe esfriar.

Para o recheio, coloque o chocolate em um refratário e derreta em microondas, na potência média, por 2 minutos e 20 segundos, mexendo na metade do tempo. Misture bem com uma espátula para que derreta completamente. Junte o creme de leite e misture bem para obter uma massa firme. Leve à geladeira por 15 minutos ou até obter consistência para modelar. Utilizando uma pequena porção de massa (cerca de 1 colher de sopa – em torno de 20 gramas), modele os “hambúrgueres” com as mãos.

17

Casal Molina adverte: prepare o creme e os hambúrgueres com antecedência e deixar na geladeira.
Os hambúrgueres podem ficar empilhados separados com papel manteiga. Montar na hora de servir!

18

8. Como dissemos no item 6, harmonize ingredientes, mesmo na sobremesa. Para o hambúrguer doce, nada melhor do que uma cerveja stout chocolate, tipo essa que você vê na foto.

19

9. Já que o hambúrguer foi com Jack Daniel’s, para finalizar, licor de Jack Daniel’s com mel, mas o Casal Molina permite que você use qualquer outro de sua preferência.

20

E com vocês, o Casal Molina, obrigado, vocês são demais!

21

Depois desta aula do Casal Molina, inspire-se e envie suas receitas e suas experiências gastronômicas com fotos para contato@ohamburguerperfeito.com.br, a gente posta aqui! Valeu!

Fabrício Schibuola

Fundador do blog Hambúrguer Perfeito, filho do Nelson e da Lília e irmão do Felipe. Publicitário, designer, "marketeiro", corintiano, paulistano com um pé no interior, da música e da cerveja.

12 comentários

  • Lauro Tessaro disse:

    muito muito boa matéria, parabéns!

  • Breno disse:

    Li a matéria enquanto aguardo meu original burger no almoço. Muito boa, deu água na boca. Abs para o casal Molina. Rs

  • Natália Molinaro disse:

    Que bom que gostaram!!! Adoramos receber vocês em nossa casa!! O post ficou perfeito!!! Parabéns!!!

  • Daniel disse:

    Muito legal! Vou testar. Onde encontrar geléia de baunilha?

    • Guilherme disse:

      A geleia de baunilha era da Companhia das Ervas, compramos na loja de fábrica em Morungaba. Eles distribuem na rede Pão de Açúcar e Extra.

  • Gilberto disse:

    Parabéns pelo Blog !

    Onde vocês encontraram a Baden baden de chocolate ?

    essa é raridade.

    • Natália disse:

      Gilberto, compramos na loja da Baden em Campos do Jordão! Mas depois encontramos no atacadista Sam’s Club!! 😉

  • Ricardo disse:

    Estou ansioso para provar essa receita, parece muito apetitosa, onde posso encontrar a fumaça líquida, procurei em vários locais na net e em lojas gourmet, e só encontrei em sites americanos, mas não enviam para o Brasil.

    • Natália disse:

      Ricardo, já vi pra vender a fumaça líquida no Sam’s Club e na Bombay (também vende pela internet)!

  • Ivan disse:

    Qual é a proporção de carne e gordura?

  • Augusta disse:

    Olá! Fui em um apto. de amigos do meu marido para uma noite de hamburguer para 4 casais … O apto era grande (mesa para 8 pessoas + muitos lugares no sofá). Mesmo assim, os anfitriões receberam os homens na sala assitindo jogo de tênis e as mulheres na cozinha sentadas no banquinho sem encosto “pegando todo o cheiro” dos hamburgueres grelhando e a dona da casa fazendo as cebolas carameladas na nossa frente… Fiquei inconformada com a falta de tato e consideração já que eu não os conhecia direito e era uma visita. Voltei p/ casa c/dor nas costas e com minha roupa “totalmente” à moda do hamburgues.
    Vc poderiam me dar dicas e/ou comentários sobre essa recepção? Caí numa “emboscada”… Obgd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.