Voltar

A história do Hambúrguer


Quem pensou que o hambúrguer foi criado pelos americanos está redondamente enganado. Os americanos só conheceram a novidade em 1904, durante a Feira Mundial de Saint Louis. O hambúrguer descobriu a América na segunda metade do século XIX, levado pelos imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo – razão pela qual o seu primeiro nome no Novo Mundo foi hamburg steak. Era uma comida rústica. Os primeiros que a apreciaram nos Estados Unidos foram os marinheiros, que aproveitavam a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo enquanto trabalhavam.

As suas origens, no entanto, podem ser encontradas no passado remoto. Durante os séculos XII e XIII, a Europa conheceu as invasões dos chamados mongóis. Entre os povos que se agrupavam sob essa denominação estavam os tártaros, tribos nómadas guerreiras que habitavam as estepes russas. Os tártaros introduziram na Europa a técnica de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível. Diz a lenda que os cavaleiros tártaros costumavam levar a carne crua debaixo da sela quando galopavam nas suas incursões guerreiras. Na hora de comer, o bife tártaro já se tinha tornado numa pasta. O que se sabe com certeza é que os tártaros foram os que apresentaram o hambúrguer aos hamburgueses. Estes ficaram com a fama de terem sido os inventores do hambúrguer. E nós aqui, reles mortais, só temos a agradecer à esse povo todo por essa iguaría dos deuses chamada hambúrguer!


Fonte: Sabe Tudo

Fabrício Schibuola

Fundador do blog Hambúrguer Perfeito, filho do Nelson e da Lília e irmão do Felipe. Publicitário, designer, "marketeiro", corintiano, paulistano com um pé no interior, da música e da cerveja.

5 comentários

  • Bizo disse:

    Não sei se acredito nessa história, pra mim, que inventou o hambúrguer foi Deus!

    hehehehe

  • Maria Luiza disse:

    hahahaha sem dúvida alguma Deus deu uma pitada por aí,viu?hhahahaha

  • Que curioso: Os alemães inventaram o hamburguer (Não foi o Ronald Mc Donald!!!) e justamente o tal Mc Alemanha (um dos novos sanduíches propostos pela lanchonete vermelha e amarela) não é feito de carne, mas de salsichão… Vai entender…

  • Raoni disse:

    É uma questão política, visto que os americanos venceram a guerra, e estigmatizam os alemães da forma que bem entendem. Afinal, os vencedores que contam a história, e a distorcem da forma que lhes convém. (O que? Não era pra viajar? hehe)

  • Essa é a beleza da vida: ver filosofia em sanduba!! Beijos, Raoni!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.