Voltar

Receita do Hambúrguer Perfeito (caseiro)

Testes e mais testes, finalmente chegamos a uma conclusão! Temos a receita definitiva do Hambúrguer Perfeito (nesse caso, do Blog Hambúrguer Perfeito, por que afinal, gosto é gosto não é mesmo?).

Somos adeptos do quanto mais simples, melhor, então, tivemos que equilibrar as coisas para tornar o hambúrguer fácil para qualquer amante do hambúrguer com pouca ou muita experiência na cozinha fazer e muito gostoso! Lá vai!

Ingredientes para 4 hambúrgueres perfeitos:
► Manteiga
► Molho shoyu
► 2 Cebolas
► 1 caixa de bacon em tiras
► 4 pães de hambúrguer
► Sal rosa (caso não tenha, pode ir de sal grosso de churrasco ou até mesmo o sal refinado normal)
► Pimenta do reino em grão
► Queijo prato
► Para a carne: moer 330g de fraldinha + 330g de patinho + 330g de capa de filé – o que renderá SEIS sensacionais e suculentos hambúrgueres de 165 g – na medida. IMPORTANTE! Peça para moer uma vez só, isso manterá a carne mais suculenta. Não é necessário adicionar gordura. Mas caso você venha a fazer o seu burger na churrasqueira, pode adicionar um pouco, já que a churrasqueira resseca um pouco mais a carne,
► Maionese caseira, basta clicar aqui e seguir esta receita.

Modo de preparo da carne:
Muito fácil! Basta dividir a mistura (o pessoal gosta de falar “blend”) de carnes moída em 6 partes iguais e moldar os hambúrgueres, eu costumo usar este aro para fazer ovo frito, se não tiver, pode ir na mão mesmo!

01

► Dica malandra número 1: tente comprar a carne moída o mais perto possível da hora de fazer o hambúrguer, isso conserva as propriedades e o sabor da carne.

Ok, hambúrgueres moldados é hora de levar à grelha! Nós preferimos fazer na grelha ou na churrasqueira, pois deixa um gostinho defumado que não se consegue na chapa, mas se não tiver nem um e nem outro, vai na chapa mesmo!

02

03

► Dica malandra número 2: manuseie a carne suavemente e molde o hambúrguer com poucos toques, quanto menos mexer na carne melhor! Isso ajuda a deixá-la suculenta, se liga:

05

Assim que colocar o hambúrguer na grelha, moa o sal rosa (ou sal grosso ou coloque o sal refinado) em cima do hambúrguer e depois moa a pimenta do reino. Cubra a superfície inteira do hambúrguer com o sal. Use ½ parte de pimenta do reino para o que você usou de sal.

04

4 a 5 minutos depois, vire o hambúrguer e coloque o mesmo tempero do outro lado, um pouco antes de chegar no ponto em que você deseja, coloque duas fatias de queijo prato em cima e tampe para derreter. Quando derreter, está pronto!

► Dica malandra número 3: MUITO CUIDADO NA HORA DE VIRAR O HAMBÚRGUER! Este momento é crucial para o sucesso da operação, como usamos apenas carne, a consistência dele é bem leve, mas é só tomar cuidado que tudo dá certo.

Modo de preparo da cebola:
Corte a cebola como quiser (em rodelas ou em cubinhos), frite na manteiga, quando começar a ficar levemente dourada, jogue um pouco de molho shoyu, mais alguns segundos e está pronta!

06

07

Modo de preparo do bacon:
Esse é fácil demais, cubra um prato com papel toalha, leve o bacon ao micro-ondas por uns 5 ou 6 minutos (isso vai depender do seu micro-ondas), e pronto! Ele fica seco e crocante no ponto certo.

08

 

O pão:
Fica por último, bacon crocante feito, cebola na manteiga feita, carne quase chegando no ponto, é hora de dar atenção ao pão! Muito simples, faça um pão na chapa, estilo aqueles de padoca, só que com pão de hambúrguer. Coloque a manteiga na frigideira e esquente o pão até ficar dourado, sirva o hambúrguer no pão quente – isso é essencial!

09

Uma variação legal que você pode fazer é no pão italiano – é só tirar a borda dura do pão e fazer na manteiga também, ele fica um pouco mais crocante e com um sabor mais marcante.

10

11

Dica malandra número 4: coloque a carne quente em contato com o pão, pois isso vai fazer o pão na chapa dar aquela leve derretida na manteiga o que torna tudo mais espetacular!

Depois é só colocar o bacon, a cebola e a parte de cima do pão e pronto! Ah claro, maionese à parte. Pronto, aí é só ir pro abraço!

12

15

14

Hambúrguer com a marca registrada do Blog Hambúrguer Perfeito!

Fabrício Schibuola

Fundador do blog Hambúrguer Perfeito, filho do Nelson e da Lília e irmão do Felipe. Publicitário, designer, "marketeiro", corintiano, paulistano com um pé no interior, da música e da cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.